Published On: ter, nov 28th, 2017

Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro

A Cia. Fábrica de Sonhos iniciou no dia 25 de novembro a temporada de apresentações do “Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro”, projeto que foi aprovado junto ao PROAC ICMS é uma realização da Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e conta com o patrocínio das Lojas Tanger, Tonin Superatacado, Bebidas Poty e RA Embalagens.

O circuito irá contemplar doze apresentações teatrais e doze atividades formativas com gratuidade a população em diferentes municípios do Estado de São Paulo – Cedral, Nova Granada, Lins, Cosmorama, Novo Horizonte, Potirendaba, Ribeirão Preto, Franca, Bauru, Marília, Araras e Mogi Guaçu.

Os espetáculos que irão compor a programação do Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro são “Apenas um Conto de Natal Caipira” inspirado na obra de Charles Dickens com texto e direção de Guido Caratori e “Circo Lando – O maior espetáculo da terra” com texto e direção de Guido Caratori. Além das apresentações a Cia. irá também oferecer duas atividades formativas – Iniciação as Técnicas Teatrais e Iniciação ás Técnicas Circenses, sendo a primeira vinculada a circulação do espetáculo “Apenas um Conto de Natal Caipira” e a segunda ao espetáculo “Circo lando – O maior espetáculo da terra”.

Esta será a segunda vez que a companhia realiza o “Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro”, a primeira edição foi em 2015 e contemplou dez cidades do estado de São Paulo com os espetáculos “Memórias de um Sargento de Milícias” e “Circo Lando – O maior espetáculo da terra” atingindo um público de 10 mil espectadores. Em 2018 a Cia. Fábrica de Sonhos irá completar vinte anos de criação e já prepara novos projetos de montagem e circulação de espetáculos do seu repertório.

Veja a programação deste ano 2017:

Espetáculo “Apenas um Conto de Natal Caipira”

Município Nova Granada

Dia: 30/11 – Quinta-feira
Local da apresentação: Praça do Lerario – Feria (Avenida Osterno Nogueira Franco, s/nº)
Horário: 19h
Local da atividade Formativa: EMEF Adalgisa Pereira Prado
Horário: 14h ás 16h

Município de Lins

Dia: 01/12 – Sexta-feira
Local da apresentação: Projeto Varandas (Rua Regente Feijó, 52 – Centro)
Horário: 14h
Local da atividade formativa: Projeto Varandas (Rua Regente Feijó, 52 – Centro)
Horário: 16h

Município de Cosmorama

Dia: 15/12 – Sexta-feira
Local da apresentação: Praça Candido Borges (Praça da Matriz)
Horário: 19h
Local da Atividade Formativa: EMEF “Profa Ana Maria Segura” (Rua Sebastião José da Costa, 745 – Centro)
Horário: 14h ás 16h

Municipio Novo Horizonte

Dia: 17/12 – Sexta-feira
Local da apresentação: Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho
Horário: 20h30
Local da Atividade Formativa: Diretoria Municipal de Cultura (Praça Dr. Euclydes Cardoso Castilho, Nº 117 – Centro) 
Horário: 14h ás 16h

A agenda para a cidade de Pontirendaba não está confirmado, a Cia aguarda a posição do município.

A programação “Circuito Fábrica de Sonhos de Teatro” – 2018 que irá realizar a circulação do espetáculo “Circo Lando – O maior espetáculo da terra” ainda está em agendamento.

Sinopse “Apenas um Conto de Natal Caipira”

Ao contar essa história a Companhia Fábrica de Sonhos pretende compartilhar com o público que o espírito do Natal dever ser mantido durante todo o ano e não apenas em uma data comemorativa, pois desta forma contribuiremos para um mundo melhor e mais afetivo nas relações entre as pessoas.

Apenas um Conto de Natal Caipira (Foto: Cia. Fábrica de Sonhos / Divulgação)

Apenas um Conto de Natal Caipira, narra a história do Coronel Benedito Tomé, um velho fazendeiro rabugento e solitário, implacável com as pessoas, preocupado apenas com seus lucros e que detesta o Natal e a felicidade estampada nos rostos das pessoas ao comemorarem esta data.

O Coronel Tomé trabalha em sua fazenda com um único ajudante, José do Espírito Santo, rapaz humilde, pai de quatro filhos, e da pequena Ruth do Espírito Santo sua filha caçula que sofre de paralisia nas pernas. Apesar destes revezes, José do Espírito Santo é um homem feliz e gosta do Natal.

Na véspera do Natal, ao voltar para casa o Coronel Benedito Tomé se depara com o fantasma de seu falecido sócio Zacarias Serafim, também um homem cruel como o próprio Coronel Benedito Tomé. Serafim lhe diz estar penando, por ter sido mal em vida, e que o Coronel Benedito Tomé está fadado ao mesmo destino, mas que ainda há uma esperança dele transformar o seu futuro, e para isso o Coronel Benedito Tomé receberá a visita de três espíritos nessa véspera de Natal – O Espírito do Natal Passado, O Espírito do Natal Presente e O Espírito do Natal Futuro. Cada um dos Espíritos trará uma revelação ao Coronel Benedito Tomé que poderá mudar a sua vida.

Ficha Técnica

Duração: 60 minutos
Livre para todos os públicos

Baseado na obra de Charles Dickens
Texto e Direção: Guido Caratori
Iluminação/Operador de luz: Nicolas Caratori
Sonoplastia: Guido Caratori e Estevão Gaho
Operador de som: Nicolas Caratori
Figurinos: Drica Sanches, Ariel Caratori. Any Cardoso e Débora Buzzo
Cenografia e Adereços: Guido Caratori
Fotos: Jorge Etecheber
Design: Bo Design/Tamíris Idalgo
Direção de produção: Drica Sanches
Assessoria de imprensa: Drica Sanches
Produção executiva: Ariel Caratori
Assistente de produção: Tatiane Queiróz
Coordenação geral do projeto: Cia. Fábrica de Sonhos

Atores / Músicos

Ariel Caratori, Guido Caratori, Gio Martins, Bruna Alves, Lívia Terra, Maria Fernanda Crepaldi, Quezia Marques e Estevão Gaho

Sinopse “Circo Lando – O maior espetáculo da terra”

O espetáculo da Cia. Fábrica de Sonhos conta a história dos irmãos Lando, Tito e Federico Formiga Lando, filhos de Adamastor Formiga Lando, que herdou um circo de seu pai, Chico Formiga Lando. Ambos são criados no circo da família e, no final da adolescência, início da juventude, Tito assume a administração do circo, enquanto Federico vai embora para estudar no exterior.

Circo Lando – O maior espetáculo da terra (Foto: Cia. Fábrica de Sonhos / Divulgação)

Tito aprende o ofício do pai e se dedica ao circo de corpo e alma. Apesar de nunca ter saído do país, conhece o Brasil de ponta a ponta. Ao longo de sua carreira, aprende a ser um excelente administrador e consegue alcançar o sucesso em sua profissão de artista e empresário, cuidando, assim, de todos que dele dependem. Já Federico, apesar de se formar um grande artista contemporâneo e completo (como ele mesmo gosta de afirmar) e de ter participado de grandes produções de teatro e cinema no exterior, ganhando rios de dinheiro, sempre foi um péssimo gestor. Em uma de suas viagens internacionais, perde tudo em Las Vegas, o que o obriga a voltar ao circo da família (único lugar que reconhece como lar). Tito, mesmo com toda a atribulação do trabalho no circo, nunca perdeu o contato com o irmão e sempre que necessário o socorre, o trazendo de volta pra casa. É exatamente neste momento que nossa história é contada.

Ficha Técnica

Duração: 70 minutos
Livre para todos os públicos

Texto e Direção: Guido Caratori
Assistência de Direção: Drica Sanches
Sonoplastia: Milton Verderi
Operadora de Som: Quezia Marques
Iluminação: Guido Caratori e Nicolas Caratori
Operador de luz: Nicolas Caratori
Cenografia: Guido Caratori
Figurinos: Drica Sanches
Maquiagem: Guido Caratori e Fabiano Amigucci
Fotos: Cláudia Olher/Jorge Etecheber
Assessoria de Imprensa: Drica Sanches
Direção de Produção: Drica Sanches e Guido Caratori
Produção Executiva: Ariel Caratori
Assistente de Produção: Tatiane Queiroz
Coordenação do Projeto: Cia. Fábrica de Sonhos
Elenco: Guido Caratori e Fabiano Amigucci

Atividades Formativas

Sinopse

Atividades Formativas vinculadas a circulação do espetáculo “Apenas um Conto de Natal Caipira”.
Cidades: Cedral, Nova Granada, Lins, Cosmorama, Novo Horizonte e Potirendaba.

Iniciação as técnicas teatrais
Plano de Atividades: 2 horas
Público a ser atingido: 200 pessoas

Conteúdo: A partir da experiência adquirida pela Cia. Fábrica de Sonhos em vinte anos de trajetória teatral, a Oficina de Iniciação as técnicas teatrais irá buscar apresentar um pouco da pesquisa já desenvolvida pela cia, seus conceitos e técnicas, que irão contribuir para a formação de novos artistas, estimulando o potencial criativo e imaginativo dos jovens participantes, por meio de atividades de integração, relacionamento de grupo, autoconfiança e autoestima, funcionando como suporte para os novos desafios na arte e na vida.

Atividades Formativas vinculadas a circulação do espetáculo “Circo Lando – O maior espetáculo da terra”
Cidades: Bauru, Marília, Ribeirão Preto, Franca, Araras e Mogi Guaçu.

Iniciação as técnicas circenses
Plano de Atividades: 2 horas
Público a ser atingido: 200 pessoas

Conteúdo: A atividade irá compartilhar técnicas circenses de forma pedagógica enfatizando o desenvolvimento técnico e expressivo dos participantes, buscando estimular a pesquisa da linguagem cênica e da dramaturgia no número circense. A oficina objetiva instrumentalizar os participantes, para que esses possam fazer uso da arte circense de forma lúdica ou recreativa.

A arte circense, que encanta crianças e jovens, será apresentada aos participantes de forma pedagógica, lúdica e recreativa, com jogos de iniciação ao malabarismo levando os participantes ao autoconhecimento, a descoberta das possibilidades do corpo e da mente e acima de tudo a sensibilização por meio da arte.

Informações: (17) 3364-6844

Rodrigo Santos Andrade

Rodrigo Santos Andrade

Fundador da Efiree.com – estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Princípios de sustentabilidade e Tecnologias Portadoras de Inovação na USP (Universidade de São Paulo).

More posts - Efiree.com - Twitter - Facebook - Google Plus